Os programas de fidelidade têm feito parte de nossas vidas há bastante tempo.
Desde os famosos cupons de descontos em jornais impressos, passando pelos cartões ou programas de milhagens, chegando até a sua última roupagem: os programas de recompensas ou cashbacks.
Volta e meia nos deparamos com esta funcionalidade, e a pergunta que vem é sempre a mesma: vale a pena aderir a um destes programas?
O objetivo inicial dessa modalidade de consumo, o próprio nome entrega: a fidelidade.
E quem é consumidor ou lojista sabe que ter clientes fiéis ao seu estabelecimento ou a sua marca nos dias de hoje, faz toda a diferença em tempos onde todos vendem tudo para todo mundo, seja pelo método físico, mais tradicional, seja pelos canais digitais, que conduzem uma verdadeira revolução no comportamento de consumo contemporâneo.
Por meio da evolução dos sistemas de informação e das redes sociais, hoje em dia é possível saber praticamente tudo o que o cliente gosta ou está disposto a consumir.
Quem nunca pesquisou algo na internet e na sequência passou a receber inúmeros anúncios sobre aquele mesmo produto, em todo lugar que clica, tanto no computador quanto no celular.
Muito pouco pode ser feito sem que sejamos monitorados hoje em dia. E este comportamento foi sendo aprimorado justamente para nos mantermos fieis ao que gostamos e consumimos.
Ao final das contas, isto vale muito dinheiro.
Especialmente por que quem está satisfeito com uma marca, não a troca por outra e mais, compartilha sua experiência com amigos e familiares, reforçando a autoridade daquele produto para quem pode se tornar um futuro cliente ou um futuro convertido. Eis o grande interesse por trás destas estratégias todas.
Sabendo disto e com base nestas informações, os clubes de vantagens se aperfeiçoaram, buscando entregar aquilo que de fato os clientes procuram: ganho financeiro e imediato em suas compras.
Assim, a maior parte das pessoas procura programas de vantagens que tenham este tipo de característica. Se for pra ganhar, que seja agora e naquilo que eu de fato preciso.
Esse negócio de trocar por um brinde ou outra coisa que talvez seja vantajoso, tem perdido espaço hoje em dia. Outra coisa que está com dias contatos são os famosos pontos que são difíceis de conquistar e que muito rapidamente expiram ou não são suficientes para adquirir nada em troca. Se for para ser, que seja explícito.
Com base nisso, ficam aqui algumas dicas de como escolher um plano de benefícios vantajoso:
- Escolha o que seja mais conveniente para você. Que seja de um e-commerce ou loja que você já está acostumado a comprar;
- Que entregue benefícios para aquilo que você está acostumado a comprar ou que lhe dê bônus que possam ser facilmente trocados por qualquer outra coisa e que não expirem.
- Evite programas que você perceba que é preciso gastar um valor considerável para ter o benefício. Isso geralmente traz prejuízo na hora da troca.
E lembre-se: em geral, os programas de benefícios são uma forma de estimular o consumo, ou seja, ganha mais quem gasta mais. Se isso não for bem avaliado, pode gerar gastos desnecessários e até mesmo endividamento apenas por buscar um aparente benefício.
Fique atento, busque informações sobre os programas com quem já os usa e avalie de tempos em tempos se ainda é vantagem continuar nele. Assim você evita dores de cabeça e também de levar gato por lebre.
Se você sentir que precisa de algum auxílio, ou queira melhorar sua relação com dinheiro, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento. Será um prazer lhe auxiliar neste processo.
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Nos vemos lá!