Existem momentos na vida que precisamos de um, digamos, algo a mais em nossas vidas. Um impulso, estímulo, fôlego ou qualquer outra coisa que vá além do que estamos acostumados. Em momentos mais desafiadores, além de todos estes recursos a mais citados, podemos precisar de um ganho extra também na renda.
É muito comum em situações que buscamos atingir algum objetivo específico, seja a quitação de uma dívida ou a realização de um projeto tão esperado, optarmos por reforçar nossos ganhos de modo a acelerarmos o atingimento destes planos. Pois bem! Aqui vão algumas informações bastante úteis quando queremos gerar renda extra:
- Por que você precisa de renda extra?
Precisamos ter bem definido o real motivo e por quanto tempo precisaremos gerar uma renda extra. Isto porque ela tende a funcionar melhor quando estes limites estão estabelecidos. Fazer isto de maneira permanente pode trazer uma série de consequências. Precisamos ficar atentos a elas. Aqui vão algumas:
Cuidado com a ideia de focar na renda extra com o objetivo de eliminar dívidas. Se você não sabe cuidar do que recebe, receber mais poderá complicar ainda mais a situação. É mais funcional focar na redução dos gastos – se consigo trabalhar nas duas frentes eu acelero o processo.
A questão não é sobre o quanto se recebe e sim como se gasta.
Lembre-se: renda extra vai implicar em mais trabalho, menos tempo para a família e para si. Daí vem as compensações:
- Mais gastos para compensar a ausência e a falta de contato com a família / os amigos;
- Descuido para gastar, pois a renda é extra. Somos levados a pensar que por ser um ganho extra podemos esbanjar ou gastar sem critério. Isto é muito comum acontecer também com os benefícios que recebemos, como, por exemplo: vale-alimentação, vale-transporte, reembolsos, etc.;
- Se a renda extra gerar sobrecarga de trabalho prejudicará sua saúde física e mental, fazendo com que se gaste mais para remediar a situação (médicos, exames, remédios, etc.,)
Mas se observarmos e cuidarmos dessas questões, podemos aproveitar os benefícios de se ter uma renda extra, que são:
- Descobrir novas habilidades ou praticar as que já se tem domínio;
- Se for algo que você realmente gosta de fazer este trabalho pode evoluir e se tornar um negócio próprio, permitindo a você, empreender e mudar de empregado, para empregador, fazendo algo que gosta e transformando essa renda, em principal;
- O aumento da renda em si, que permite alcançar objetivos em menos tempo;
- Desenvolver o autoconhecimento – Muitas pessoas que buscam gerar renda extra por estarem passando por dificuldades, se reinventam, se redescobrem e saem completamente transformadas desta situação, para melhor.
Após analisarmos os fatores prévios, é preciso também decidir que tipo de trabalho pretendo realizar. É importante considerarmos que, tal atividade será extra, e tudo que é extra associamos rapidamente a esforço extra, ou seja, em outras palavras – isso cansa e para não cansar precisamos tornar o trabalho mais leve. Para isso, busque fazer algo que:
- Tenha a ver com a sua essência;
- Que você tenha habilidade;
- Que você goste de fazer;
- Que as pessoas precisem e que dê resultado financeiro;
- Que tenha horários flexíveis e não interfira na sua atividade principal;
- Se ela não tiver potencial para se tornar um novo empreendimento, defina um limite para o fim do trabalho extra;
Lembre-se de não considerar a renda extra no seu orçamento. Ela deve servir para resolver alguma situação pontual ou atingir um objetivo específico. Caso contrário, pode se tornar algo extremamente desagradável, extenuante e pouco lucrativo.
Estas informações são suficientes para se iniciar um projeto de renda extra. Mas se ainda precisar de algum auxílio, ou queira melhorar sua relação com dinheiro, para que não precise realizar atividades extras para complementar seu orçamento, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento. Será um prazer lhe auxiliar neste processo.
Aproveitando, deixo aqui o convite para que você assista nossas lives. Elas acontecem toda quinta-feira, 12h, em nosso Instagram. Sempre um conteúdo relacionado à educação financeira, dinheiro ou finanças pessoais. Nos vemos lá!