Todo ano, quando nos aproximamos do mês de dezembro, muitos se preocupam com os famosos gastos extras que acontecem nesta época. Estão nesta lista de gastos, os presentes para amigos e familiares, compras para as ceias de natal e ano novo entre outros. Há quem também inclua os gastos do começo do ano seguinte, como impostos, matrícula escolar, seguros, etc. Quanto mais próximo do final do ano, mais aumenta a correria e em muitos casos o orçamento acaba antes da virada do dia 31 de dezembro. Mas existe um caminho para evitar este atropelo e passar por essa fase do ano, com bastante tranquilidade.
A solução está no Planejamento Financeiro!
Se analisarmos bem, todas essas despesas consideradas “extras” são, em sua maioria, previsíveis afinal, quantas delas já ocorreram em ocasiões anteriores? Provavelmente, muitas. E havendo chance de que aconteçam novamente este ano, ao invés de considerarmos como gastos extras ou inesperados, podemos com certeza, nos prepararmos financeiramente para elas. Assim, planeje com antecedência, como, quando e quanto pretende gastar para realizar essas compras.
Pesquise o preço de todos os itens, produtos ou serviços desejados. Veja quanto custará no total a compra, divida pelo número de meses até a data desejada e assim você saberá quanto precisa guardar por mês, até a data planejada. Com os valores levantados, analise se o planejamento cabe no seu orçamento, caso não caiba, faça ajustes ou substituições tornado-o possível de ser realizado. Após essa verificação, coloque o plano em prática, guardando todo mês o valor estipulado assim, conseguindo transformar todos os gastos que eram extras antes em gastos planejados, sem qualquer tipo de susto, correria ou dúvida, encaixando a despesa no orçamento sem faltar dinheiro no futuro.
Planejar os gastos sempre os torna mais leves, menos assustadores e mais fáceis de serem realizados. Se tiver alguma dúvida sobre como se organizar financeiramente, entre em contato conosco e fale com um de nossos planejadores!