Quando falamos em guardar dinheiro ou termos uma reserva financeira, muitas pessoas dizem que seu principal objetivo é guardar dinheiro para emergências. Essa prática pode parecer lógica ou até sensata a primeira vista porém, é pouco eficaz.
Ao decidirmos guardar dinheiro para emergência, estamos condicionando a reserva a algo ruim ou desconfortável, como algum tipo de problema de saúde ou algum incidente nada positivo. Pelo simples fato de estar associado a eventos negativos, inconscientemente criamos uma barreira para juntar esse dinheiro e, em qualquer momento, ao menor sinal de dificuldade, acabamos gastando esse dinheiro, antes de atingir nosso objetivo.
Como conseguir juntar dinheiro?
Esse juntar e gastar de forma não planejada sempre dificulta os planos pois, você sempre está começando a guardar e os começos sempre são mais difíceis. Por isso, construir um planejamento onde você se comprometa com você mesmo, a guardar dinheiro para seus sonhos e projetos que você pretende realizar de hoje em diante, desde os planos mais simples como a compra de um equipamento eletrônico ou uma viagem de férias, até os maiores como a faculdade dos filhos, a compra da casa e a própria aposentadoria, é o caminho para conseguir alcançar suas metas.
Agindo desta forma, os objetivos farão mais sentido para você, e poupar deixará de ser um esforço ou um sacrifício, para ser aquilo que permitirá você assumir de fato os rumos de sua vida e conquistar aquilo que você deseja.
Mas e se acontecer um imprevisto?
Neste caso, se o imprevisto que acontecer puder ser resolvido com dinheiro, utilize parte da reserva que você tem guardada, resolva o problema, e continue com os projetos dali pra frente. É desta forma que aprendemos a ver o dinheiro como um aliado e uma solução, não um problema ou um mal necessário. Invista, poupe, guarde dinheiro para você ser melhor a cada dia, assim você estará construindo seu futuro sem descuidar do presente.
Se você tiver dúvidas sobre finanças pessoais, entre em contato com a Libratta e converse com um de nossos planejadores.