Quando falamos de felicidade ou bem-estar, geralmente se levanta esta questão: é possível ter uma vida feliz e com dinheiro? E essa dúvida não é de hoje.
Praticamente desde nossas origens mais remotas, o ser humano de maneira objetiva tem uma meta específica: conquistar sua própria felicidade.
E por causa desta meta, fazemos o que fazemos ao longo de nossas vidas, muitas vezes nem sequer damos conta de que este é o objetivo principal.
Essa busca é um tanto desafiadora, pois não há uma receita pronta para se conquistar a felicidade. É um caminho que precisa ser trilhando em boa parte sozinho, conhecendo a si próprio; seus limites, seus gostos, suas falhas e como conviver com elas e superá-las.
Assim, vamos vivendo um dia de cada vez e construindo este caminho.
Ocorre que, para que possamos alcançar este sonho extremamente subjetivo e particular, precisamos de uma maneira concreta, construir as bases ou as condições tangíveis para que possamos estar em uma posição que nos permitam correr atrás dele: quem passa fome não tem proteção ou segurança, com certeza, irá deixar a felicidade para segundo plano. Assim, embora seja fundamental, criarmos esta visão de futuro, intangível, e imaterial também devemos nos apoiar ou recorrer a instrumentos que nos permitam avançar, medir e avaliar o nosso progresso, rumo à felicidade.
O dinheiro é um destes instrumentos, pois nos permite evoluir como indivíduos, seja adquirindo condições estáveis de sobrevivência, proteção e segurança, como também nos permite evoluir, seja intelectualmente, esteticamente e espiritualmente, contribuindo com o crescimento de outras pessoas, sejam ligadas pelo afeto, propósito, etc.
Buscar a felicidade é estabelecer o equilíbrio entre estas questões e encontrar um meio de se beneficiar de ambas e para isso, o autoconhecimento se faz urgente, seja para eu se entender como ser humano e todas as questões metafísicas que te moldam, quanto as matérias que permeiam.
Quanto melhor se conhecer, mais condições encontrará para se livrar de crenças, medos e pré-conceitos relacionados ao dinheiro, incluindo-o de maneira sincera em sua vida e utilizando-se dele, abrirá caminho para conquistar e cultivar a felicidade seja, nas pequenas ou nas grandes conquistas da vida.