Quando falamos de terminar o “mês no azul”, nos referimos a conseguir começar e terminar o mês com nossas despesas e reservas atendidas, sem estourarmos as receitas recebidas.
Isto ocorre quando levantamos e planejamos previamente quanto teremos de receitas x quanto pretendemos gastar no mês e se, ao realizá-lo, não iremos ficar no vermelho.
Constatado que nosso planejamento para o mês está no positivo, avançamos para a realização dos gastos propriamente dita, sempre acompanhando sua evolução no mês, comparando com o definido previamente, avaliando se tudo está ocorrendo conforme o planejado.
Caso um imprevisto ou algum gasto saia do planejado, ao manter o acompanhamento próximo da realização, eu tenho tempo e condições de alterar meus gastos no próprio mês para que, revendo valores e reduzindo gastos, eu consiga me adaptar o mais rápido possível e conseguir atingir o último dia do mês sem ter que contar com dinheiro de terceiros, seja ele banco, parentes, financeiras, etc., o que em outras palavras significa que estou iniciando um endividamento.
Quanto antes percebermos o “furo”, mudarmos nossas atitudes e corrigirmos a rota para equilibrar as contas, mais chances teremos de nos manter todos os meses no azul.
Benefícios de construir o orçamento doméstico baseado em planejamento X realização
- Acabar com os improvisos ou querer resolver tudo na última hora (tempo de resposta entre o evento e a realização).
- Ter a noção de quanto você ainda pode gastar (ex.: tanque de combustível).
- Considerar a diversidade de gastos entre os meses (meses com 4 ou 5 semanas).
- Focar em olhar para frente e não para trás (ex.: retrovisor menor que o para-brisas) – Só se preocupar somente com o que já gastou.
- Saber que como o mês está previamente planejado, você já elimina a necessidade de cortar gastos, no máximo remanejar.
Como terminar o mês no azul
- Desenvolver um orçamento baseado em planejamento X realização,
- Elaborar um planejamento de gastos para o mês, estabelecendo limites para cada despesa, especialmente as do dia a dia.
- Avaliar se os gastos estão no orçamento, caso contrário, revisar.
- Seguir o plano traçado, acompanhando os gastos e ajustando-os à realidade caso necessário.
- Pagar em dinheiro.
Você pode mudar a sua saúde financeira e ficar ainda mais tranquilo(a), no azul, no começo ou no fim do mês. Converse com um de nossos planejadores para organizar financeiramente a sua vida.