Volta e meia nos deparamos com o governo anunciando que precisa alterar as regras da aposentadoria porque existe um rombo, porque o dinheiro foi mal administrado etc. Discussões políticas e ideológicas a parte, precisamos refletir sobre a seguinte questão: Você confiaria em alguém além de você mesmo, para colocar nas mãos o seu futuro, e só pegar de volta daqui 30 anos ou mais?
Certamente serão poucos ou ninguém que encontraremos para confiar essa tarefa. Assim, precisamos nos preparar para assumirmos nós mesmos como será nossa vida quando decidirmos nos aposentar.
Hoje as condições de vida estão muito melhores que no passado e conseguimos estar em plena atividade física e intelectual após “pendurarmos as chuteiras”. Desta forma, precisamos construir hoje um futuro que nos permita desfrutar dessa vitalidade, sem a necessidade de gerar renda, ou seja, construir uma reserva financeira e usufruir dela de forma confortável no futuro. Infelizmente, isso já deixou de ser realidade em nosso sistema público de previdência. Quem contar com este tipo de vida, recebendo o benefício pelo INSS, com certeza sairá muito desapontado.
Saber quanto se precisa para aposentadoria é simples. Você basicamente precisa pegar o valor de sua renda dos dias de hoje, o valor que já tem ou que gostaria de ganhar, e multiplica-lo por 200. Por exemplo, se a sua renda atual é R$ 10.000,00, você precisa acumular até a data que você planejou se aposentar, R$ 2.000.000,00. Vale lembrar que citei a “data que você planejou se aposentar”, pois você planejando e cuidando do seu dinheiro desta forma, é possível decidir quando se aposentar, sem esperar que o governo lhe aposente.
Depois de definido o valor, você divide pelo tempo que tem até se aposentar, escolhe o investimento que vai aplicar o dinheiro e põe em prática o projeto, acompanhando-o constantemente. Importante: este projeto precisa estar em equilíbrio com nossos gastos do presente, ou você pode acabar abandonando-o por alguma necessidade de hoje que não foi prevista. Os produtos de investimento precisam rentabilizar acima da inflação e impostos, especialmente por que no longo prazo, esses valores fazem toda a diferença.
Caso o projeto tenha lhe assustado, você não está sozinho. Muito tem essa reação e em seguida tendem a abandona-lo, juntamente o próprio futuro. Mantenha o foco, crie condições para que o seu projeto possa ser construído ao longo do tempo. Mesmo que não pareça, é possível sim, depende somente de você acreditar nele.