Que pena, as férias passaram rápido. Logo mais vêm outras por aí.
Os mais organizados já estão se preparando, comprando passagens, reservando hotéis. Isso é ótimo. São mais chances de sair ganhando na próxima viagem.
E você, já parou para pensar quanto custam as suas férias?
Colocou no papel números, contabilizou os picolés da beira da praia ou as lembrancinhas que levará para a família?
Profissionais liberais já devem ter pensando nisso, porém os assalariados muitas vezes deixam as contas de lado, afinal, no fim do mês o dinheiro cairá novamente. E, se o salário não der: você usará o 13º, o abono de férias. O que não pode é deixar de viajar.
E não pode mesmo. É importante desbravar os mundos, mas sem mexer nos fundos.
Por isso, para as férias serem realmente sem preocupação, ou para no fim das contas não faltar, é importante lembrar de tudo.
Levar em consideração que no fim de um ano, e no começo do outro, tem outras contas; que, apesar da insistência de muitos em chamá-las de inesperadas ou extras, elas sempre chegam na sua porta, entre dezembro e abril.
Festas de fim de ano, revisão e seguro do carro, uniformes, presentes de Natal, material escolar, IPVA, IPTU,imposto de renda e por aí vai.
Não vale fingir que não lembra, que vai dar um jeito, que pagará com os abonos de fim de ano.
É preciso estar pronto e não deixar que elas estraguem as suas férias ou o seu orçamento. E só é possível fazer isso calculando o que precisa investir. O pensamento “poupar o que sobrar” vai acabar poupando a sua tranquilidade.
Por isso, comece agora a planejar as suas férias e o seu orçamento.
Alguns recursos podem te ajudar, como por exemplo o planejador financeiro Librattum. É hora de descrever todos os gastos das próximas férias: hotel, passagens, alimentação. Inclua na conta os mimos de toda viagem: presentinhos para a família, lanchinhos durante o dia, um restaurante mais caro que deseje visitar. Tudo isso tem de estar na lista. E não se iluda, só você sairá prejudicado caso você ignore esta sugestão.
Com o valor da viagem na mão, é hora de calcular os meses que faltam até a data, encaixar o valor que deverá ser poupado no orçamento da família e curtir as suas férias com dinheiro na mão.
Caso o local planejado esteja acima do seu orçamento, adapte-se, escolha um local mais barato ou adie um pouco mais a viagem. Isso trará às suas férias muito mais tranquilidade para aproveitar de verdade.
Colocar tudo no papel ajuda você a tornar a sua viagem mais real e faz com que ela seja muito mais gostosa.
Organize-se, faça as malas e boa viagem.
Autor: Rogério Olegário Do Carmo