• +55 (61) 3345.0477 / +55 (61) 98178.8117 (WhatsApp)

Artigos

Sucesso financeiro: suas emoções dão o tom

Sexta, 17 Agosto 2012 20:40

O sucesso é resultado de uma série de fatores: conhecimento, criatividade, ação, flexibilidade, dentre outros. Para se ter sucesso não basta apenas trabalhar, é preciso ter uma visão profunda do seu negócio, enxergar e ir além, pois o sucesso necessita de aprimoramento constante. O nosso sucesso profissional e financeiro se inicia muito cedo na vida. Começa na nossa infância, com a relação que estabelecemos com nossos pais. O quanto você foi estimulado a vencer, a enfrentar ou a desistir? Os pais, com sua forma de ser e de nos educar, nos ensinam princípios muito importantes para nossa vida, inclusive para nossas finanças.

Recebemos deles uma herança biológica e também emocional. Este legado familiar se refere a tudo: valores e posturas frente a dinheiro, sexo, amor, higiene, pessoas e são ensinados como forma de preservar a vida em comunidade. Pais que não sabiam lidar com dinheiro geralmente ensinam seus filhos a terem dificuldades financeiras; pais prósperos dão um modelo de enriquecimento.

Muitas vezes, o indivíduo que recebeu pouco estímulo dos pais, consegue buscar o que lhe faltou, junto a outras pessoas, instituições ou mesmo na própria vida. Mas ainda assim, o peso do modelo é muito grande, pois esta bagagem fica registrada dentro da pessoa.

Fazemos uma lealdade amorosa com nossa família e sistema. A partir disso, então, podemos dizer que o nosso nível de bem-estar, plenitude e abundância tem a ver com a zona de conforto dos pais. Desta forma, vamos nos sentir confortáveis nesta mesma área. Por exemplo, se nossos pais são de classe média, continuar na classe média é algo conhecido e seguro. Ir além, ou seja, tornar-se rico, pode, então, dar medo e gerar ansiedade. Assim, sem perceber, o indivíduo pode sabotar suas possibilidades de enriquecimento para evitar lidar com estas questões familiares, porque, no fundo, sempre queremos ter uma relação harmônica com nosso clã.

Um jeito de termos riqueza e saúde é honrarmos nossos pais e antepassados, sabendo que eles fizeram o melhor que puderam. E aceitar o nosso passado seja ele qual for. Honrar este passado é um jeito de parar de brigar com o que não pode ser mudado e deixar de gastar energia com isso. A energia, assim, pode ser canalizada para outras coisas e para o sucesso da empreitada que queremos realizar. Precisamos honrar e agradecer para nos libertar e poder viver uma vida boa. Enriquecer e prosperar significa, no fundo, que nossos pais foram ótimos pais, porque a partir deles pudemos crescer.

Para ter sucesso financeiro é necessário estar com suas emoções integradas e equilibradas. É importante ainda descobrir os bloqueios internos que possam estar impedindo-o de enriquecer. Pare e pergunte-se: Você sente medo ou ansiedade ao pensar em grandes quantias de dinheiro? Como ficaria seu trabalho, sua relação com a família, amigos, se ficasse milionário? Que reação eles teriam: alegria, contentamento, inveja, raiva, surpresa, medo? Como você lidaria com estas emoções alheias: sentiria prazer, triunfo, culpa, medo?

Se você acha que sua família não lidaria bem com o seu enriquecimento, trabalhe esta questão, pois isto pode estar bloqueando-o para dar saltos na vida.

Construa, primeiramente, uma permissão interna para enriquecer, pois quem se sente capaz e merecedor de riqueza, chega lá. Às vezes é só uma questão de tempo. Espero que de pouco tempo!

Autor: Angélica Rodrigues Santos